Estudo Comportamento Animal há mais de 20 anos. Me formei em Medicina Veterinária em 2009, fiz especialização em Comportamento, Mestrado em Bem-estar Animal e Doutorado em Psicodermatologia.
Fiz estágio na University of California em Davis, UCDavis, nos EUA, que foi a primeira universidade do mundo a abrir o setor de medicina veterinária comportamental. Fui até lá estudar e conhecer o que lá já era realidade há muito mais tempo que aqui no Brasil, e trazer para aplicar aqui esse conhecimento inovador e de qualidade.
Atendi pacientes com alterações emocionais e comportamentais durante 12 anos, tendo realizado diagnóstico e tratamento de milhares de animais com transtornos psiquiátricos.
Desde 2014 sou professora, tendo ministrado disciplinas relacionadas a saúde mental dos animais em diversas Universidades e programas de Pós-graduação. Alguns dos temas que leciono: Comportamento Felino, Comportamento Canino, Bem-estar animal, Psiquiatria de Cães e Gatos, Psicodermatologia, Psiquiatria Veterinária Forense, Atendimento CatFriendly, Ansiedade em animais.
Minha missão é promover a felicidade dos animais e acredito que isso é possível através dos tutores e veterinários bem informados!. Por isso levo informação, conhecimento e educação através de cursos, mentorias, palestras,workshops e aulas em pós graduação.
Em 2018 iniciei a postagem de vídeos sobre alguns desses assuntos na internet, e encontrei nesse local a oportunidade de difundir ainda mais longe todo esse conhecimento que adquiri ao longo dessas décadas em livros + artigos científicos + estágios + pós-graduações + congressos + experiencia clínica de atendimentos + palestras + estudos.
Com uma postura inovadora, disruptiva e a constante busca pelo entendimento do que é realmente melhor para os animais, trabalho com muito carinho e considero seu animal como um membro da família, e os animais como nossos irmãos nesse planeta!
A Psiquiatria Veterinária é uma área da clínica médica dedicada ao diagnóstico e tratamento de transtornos mentais nos animais.
Vai além da avaliação do comportamento animal, considerando o paciente de maneira integrada à suas emoções, sua edificação emocional pregressa e ao seu contexto ambiental e familiar.
A Psiquiatria veterinária considera a importante relação entre transtornos mentais e outras doenças orgânicas dos animais, e identifica alterações patológicas da mente, baseada em evidências fisiológicas, clínicas e comportamentais.
O tratamento não é focado apenas em resolver problemas de comportamento, mas sim no restabelecimento da saúde mental, considerando a complexidade emocional de cada paciente, bem como a interação entre a saúde mental do animal e de sua família multiespécie.
Principais objetivos da psiquiatria veterinária:
Larissa Rüncos © 2023. TODOS DIREITOS RESERVADOS